6/17/2008

Eventos












empresas e universidades
Global Fórum começa nesta quarta-feira

Evento internacional reúne cerca de mil empresários, acadêmicos, estudantes e representantes de governos e da sociedade para repensar o papel das universidades na formação dos futuros dirigentes de negócios, tendo em vista a demanda do mercado por sustentabilidade. Acompanhe a cobertura do GFAL pelo Planeta Sustentável, de 18 a 20 de junho


Por Thays Prado
Planeta Sustentável - 17/06/2008


Tem início, nesta quarta-feira, 18 de junho, o GFAL - Global Fórum América Latina – primeira iniciativa de regionalizar as discussões iniciadas em 2006, durante o Global Fórum, que aconteceu em Cleveland (Ohio, EUA). O evento vai até o dia 20 de junho e acontece em Curitiba (PR).

A proposta do fórum é se transformar em uma grande troca de idéias para alinhar melhor o tipo de formação que as universidades têm oferecido aos estudantes de Administração e áreas afins e as exigências do mercado por profissionais que considerem os impactos sociais, ambientais, econômicos e políticos de suas decisões.

Cerca de mil inscritos entre empresários, executivos, acadêmicos, estudantes, representantes do poder público e da sociedade civil vão participar dos três dias de discussões e construções de conhecimentos.

Com dinâmica inovadora, a programação prevê exposição de temas relacionados à sustentabilidade, responsabilidade empresarial e educação, por renomados palestrantes, durante 20 minutos, seguida de mesas redondas formadas por oito integrantes cada, envolvendo todo o público presente. O resultado das discussões de cada grupo é compartilhado com os demais participantes posteriormente. Todas as palestras serão transmitidas ao vivo no site do GFAL.

A abertura do evento, que tem como tema os “Princípios da educação em Administração e gestão responsável”, conta com a presença de representantes da ONU – Organização das Nações Unidas, da Anpad - Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Administração e da FBDS – Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.

Um dos destaques da agenda do GFAL é a presença do consultor indiano, Ram Charan, identificado pela revista Fortune como o maior especialista em governança corporativa. Charan vai falar no dia 19 de junho, às 14h, sobre os “Desafios Estratégicos da Cooperação para a Sustentabilidade”.

Entre os palestrantes também está Oscar Motomura, fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key, centro de excelência em gestão, com sede em São Paulo. Ao lado de representantes de instituições como Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos, Mário Monzoni, do GVces, e Christina Carvalho Pinto, do Mercado Ético, ele vai falar sobre “Alianças Estratégicas: Empresas, Universidades e Sociedade cooperando para a Sustentabilidade”.

A intenção é que se crie, a partir do que for construído durante os debates, uma agenda de propostas e prioridades de ação que proporcionem aos estudantes valores e instrumentos que contribuam para uma formação mais voltada para a sustentabilidade.

O GFAL está sendo produzido pela FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, com apoio do SESI – Serviço Social da Indústria, em parceria com o GVces – Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas e a norte-americana Case Western Reserve University.

Acompanhe a cobertura do evento durante esta semana pelo site do Planeta Sustentável.

Global Fórum América Latina
18 a 20 de junho
Cietep - Av. Comendador Franco, 1341
Curitiba - Paraná
Leia também:
Brasil recebe Global Fórum América Latina


Fonte:www.planetasustentavel.abril.com.br